sexta-feira, 19 de novembro de 2010

M.I.A - Perdido em Combate

"Olhando fixamente o massacre, rezando para que o Sol nunca mais nasça", "Estes sentimentos não podem estar certos.Me empreste a sua coragem para levantar e lutar, hoje a noite".

Lutar por quem? Lutar para que?
O trecho que inicio o post é da Música "M.I.A" da banda Avenged Sevenfold, a sigla significa Missed in Action, usada em guerras para definir aqueles que morreram em combate, tornaram-se presos de guerra ou desertaram e não serão identificados ou seja foram perdidos em combate. Lembrei deste trecho depois de ver a imagem abaixo:

O número de civis mortos nos sete anos de guerra no Iraque está entre 97 mil a mais de 106 mil, de acordo com a ONG Iraq Body Count. Entre os militares, foram quase 5 mil mortes, além de um sem-número de feridos.

Em Julho deste ano o Congresso dos EUA revelou que o país já gastou mais de US$ 1 trilhão na chamada guerra ao terror, que inclui Iraque e Afeganistão. O valor faz dos conflitos os mais caros desde a Segunda Guerra Mundial. O Relatório aqui. E o investimento na industria bélica é gigante dados aqui.

Números impressionantes, que muitas vezes são levados mais em conta do que a vida dos soldados, não estou aqui pra dizer quem está certo ou errado, porém o estrago causado à população local, aos familiares é muitas vezes irreversível, e enquanto pessoas inocentes morrem sendo eles civis ou soldados os verdadeiros culpados por estas tragédias não são aqueles que estarão no campo de batalha, atrás das barricadas, mas atrás das mesas sem a farda, mas de terno, não contando corpos e sim dinheiro. Fica o registro.


Fontes:  G1 , Animus Mundus

Um comentário:

  1. Meu Deus o.O' todos aqueles se suicidaram? A guerra é a mais terrivel ação humana , ou será que devo chamar esse massacre de humano?

    ResponderExcluir