quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Passou o carnaval. Feliz ano novo!

          Dizem que o ano só começa mesmo após o carnaval. Então, feliz ano novo pra você, meu caro colega. Se o ano começa agora, então a noite de terça pra quarta foi um Réveillon e tanto. Quarta feiras de cinzas Ana Carolina declarou que tudo estava acabado e que deu o Vestido Estampado a quem pudesse servir. Arnaldo, Carlinhos e Zé sentiram a batucada se aproximar e convidaram a todos nós, de maneira bem mais bonita que a do carnaval propriamente dito, a nos unir pra fazer história. Foi mais ou menos assim o meu carnaval. Só que ao invés do samba doido e do axé nas alturas, fui dar uma relaxada com gente surpreendentemente fina elegante e sincera. Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ou os mórmons, como quiser, tem o costume de se reunirem nos carnavais pra acampar. Peguei minhas botas e fui prum matinho gostoso. Esse acampamento foi, de todos que já participei, o mais agradável, e o único que deixou vontade de não ir embora. Não que os anteriores tivesse sido ruins, mas acho que eu mudei um bocado desde meu último acampamento. Já faziam alguns anos e tal que não participava dessas coisas. Na verdade, nem adulto eu era na penúltima vez. Tinha só 15 anos, então já fazem quase 10 anos que preferi me isolar algum tempo e partir pra outros rumos. Mas a ideia não é falar nem da igreja, nem da minha vida. É mostrar que, agora que o ano começou de novo, a gente pode tentar musicalizar mais os momentos, ouvir mais sons dos arredores e perceber que existem outras coisas no mundo além do que nos interessa. A questão é sensibilizar, e perceber nas diferentes "escolas" que morenas da concorrência podem se sentir tão bem quanto se estivesses em suas próprias escolas. Agora que a euforia passou, o convite que faço a todos e a mim mesmo, é que não passemos na avenida em escolas sem enredo e mal de evolução.
          Guilherme Arantes disse que se cuidar é fundamental. Cuidar-se bem, porque perigos há por toda parte. Gente malandra querendo te passar a perna, álcool e drogas por todos os lados. É bem delicado viver. De uma forma ou de outra é uma arte, como tudo. Cuidar-se bem porque existem mil surpresas a espreita, e elas podem ser boas ou ruins, depende do jeito que você encara. Eu nunca dancei tanto como ultimamente. Dançar foi um acidente de percurso, mas foi uma surpresa boa. Perder pessoas queridas, se decepcionar com quem a gente não espera também faz parte da vida. E se você pensa que ninguém se magoa por sua causa, é você quem tem de aprender um bocado de coisa. A gente também surpreende. E isso em qualquer lugar, não só em cada rua mal iluminada ou cada rua estreita do mundo. Cuidar-se bem pra nunca perder o nosso sorriso largo, nossa simpatia estampada no rosto.
          Eu, particularmente, quero que todos tenhamos saúde, assim como o Arantes cantou. Que depois de tudo que fizemos, ainda tenhamos bom humor e boa vontade com tudo. Porque o sorriso largo pode até não ter a obrigação de durar o tempo todo, mas ele é fundamental pra nossa felicidade. O sorriso largo vem do menino que você tem aí dentro. Pergunta Pro Milton. Ou melhor, escuta:

2 comentários:

  1. Melodias em texto, muito bom. E feliz ano novo rs
    Bjs passa la tbm.. ;)
    http://www.estigmaangel.blogspot.com/

    ResponderExcluir